terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dicas de estudo:

Listamos a seguir 5 dicas simples para que você adquira bons hábitos de estudos.
1 – Assuma sua responsabilidade. Reconheça que você *quer* ser um bom estudante e assuma esse papel. Isto significa que você está disposto a se esforçar, dedicar, se entusiasmar, se organizar. Aprenda a ter disciplina (por exemplo, seguir regras e horários). Aprenda a dar prioridade aos seus estudos. Esta primeira dica é a mais importante de todas, pense sobre ela, pois sem ela, as dicas seguintes não valem nada!
2 – Desligue tudo ao estudar. Desligue a TV, o celular, o computador (se não for um trabalho que o exija), retire tudo que não for de estudo, deixe a mesa limpa e organizada, o mais vazia possível (se você estiver sem tempo, coloque toda a bagunça numa caixa no canto e organize a caixa depois). Pense que, quanto mais você se concentrar, focar na atividade que executa, melhor a fará, mais rapidamente e o assunto se fixará melhor no seu cérebro.
3 – Estude todos os dias. O que importa é você estudar *todos* os dias, e não acumular os estudos para a última hora. Seja como um atleta: para completar uma maratona, você não vai treinar somente uma semana antes. Precisa ter *regularidade*. Todos os dias, nem que seja um pouco, estude. “O homem que move montanhas, começa carregando pedras pequenas” (ditado chinês).
4 – Estudo em primeiro lugar. É natural preferir fazer as coisas prazerosas primeiro (passear, jogar, ver TV, ficar sem fazer nada…). Porém, não vai ser nada divertido chegar uma avaliação ou prazo de entrega de um trabalho e você estiver atrasado e com pouco tempo. Motive-se para estudar! Entusiasme-se para aprender algo novo! Faça sempre as tarefas escolares em primeiro lugar (as priorize!). Assim que terminar, se presenteie com um chocolate, telefone para um amigo ou namorado, ligue a TV , conecte-se a internet e aproveite o resto do seu tempo.
5 – Alimente-se bem e descanse. Nosso corpo precisa de descanso para se recuperar dos esforços do dia-a-dia. Também necessitamos dos nutrientes adequados para o bom funcionamento do corpo e da mente. Procure dormir bem e se alimentar com frutas, legumes e saladas, arroz, feijão, carnes (de preferência, as magras, como peixe e frango). Nada de só comer frituras, salgadinhos e refrigerantes! Seu organismo agradece e seu desempenho nos estudos com certeza vai melhorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário