sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pesquisa alunos do CEJA e melhor redação

Aluna: Tatiane Alexandra de Souza
22 de março dia Mundial da Água
Profª Anezia dos Santos Dagostini
Ensino Médio Presencial

Efeito estufa e falta de Água

O dia mundial da água foi criado pela ONU, em assembléia geral com a resolução A/RES/47/193 de fevereiro de 1993 a qual determinava o dia 22 de março de cada ano como o dia mundial da Água (DMA).
Esta data traz um alerta!
Prevê-se que, em 2050, dois bilhões de pessoas sofram com a escassez de recursos hídricos visto que de toda a água terrestre apenas 3% é propria para o consumo.
A falta de água e o aquecimento do planeta são as questões mais preocupantes do século 21 segundo pesquisa organizada pelo programa das Nacões Unidas para o Meio Ambiente, realizada por 200 cienstistas em 50 países.
Pesquisadores advertem que, apesar de 77% das águas da superfície da América estarem no Brasil, o país é um dos que mais sofrem com o desequilibrio entre o efeito e a demanda devido ao   desperdicio, a poluição ambiental e a violação da área de preservação dos cursos d'água. “Nem as águas subterrâneas estão protegidas. Existe falta de controle técnico nas perfurações e construções sem a proteção sanitária adequada estão permitindo contaminação dos lençóis freaticos e a limitação de vida útil da produção.''
Temos que vencer dois mitos: o primeiro é de que o mundo é feito de água. Na verdade ele é feito de água salgada, e o processo de desalinização ainda é muito caro, na prática fica inacessível.  
O segundo refere-se a crença de que no Brasil não falta água. Nós somos realmente uma das maiores reservas de água doce do mundo mas estas são extremamente mal distribuídas.
Oceanos, mares, geleiras, lagos e rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 km cuja maior parte 95,1% está composta de aǵua salgada, das mares e oceanos. E há só 4,9% de água doce na Terra.
Sem água nada existiria, nem os pneus de carro, para fabricá-los são necessários 9.400 litros de água, muito menos a vida humana.
Os homens e a sociedade ainda não estão tomando medidas concretas para impedir a falta de água, num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário