sexta-feira, 6 de maio de 2011

O que é ser Mãe?

É conceber, dar a mão ao filho ante aos primeiros passos, ensiná-lo as primeiras palavras, colocá-lo na escola, segurar sua mão diante do portão do colégio lhe transmitindo segurança no primeiro dia de aula. Cuidar desse filho por anos até a adolescência, quando esse se achando independente, vê na adolescência a oportunidade de se rebelar, julgando-se dono da verdade. Engano!
Acaso ser mãe também é ser permissiva temendo a rejeição do filho? Mas até onde uma mãe deve ceder, temendo contrariar o filho? Será que passividade demais não é um erro, ou mesmo omissão?
Ser mãe é tarefa árdua que exige mais que amor, pois, é como se em seguida ao parto lhe fosse imputado um contrato vitalício, onde o único beneficiário fosse o filho, sendo que à mãe só restasse os trabalhos, a culpa se esse fracassa no decorrer da vida.
Raros são os filhos que neste dia especial agradece sua mãe por uma vida de dedicação, por cada instante que lhe fora doado desde a pregressa infância, sendo que alguns sequer se lembram das noites em claro que estas passaram devido às cólicas, dores de ouvido, febres altíssimas, coisa de criança!
Hoje estas mães ao se recordarem daquelas noites em que passaram velando o sono ou mesmo ninando o recém-nascido sentem saudades, pois outrora elas ainda exerciam sobre estes algum poder, fato já esquecido! Hoje recorda saudosa daqueles tempos e assim sofre ao ver o filho passando por experiências difíceis, mas que para eles nada mais são que diversão que gozarão ao longo de suas vidas e nada mais que isso.
Noitadas afio em festas movidas a muito álcool e tabaco, drogas supostamente leves, mas que a longo tempo causam danos irreversíveis, um sofrimento a mais para estas mães que não tem como combater ou coibir este tipo de diversão que seus filhos adotam nos dias de hoje, pois se o faz são tarjadas de caretas, ditadoras, autoritárias., Mas se calam, sofrem no futuro pela omissão, pois podiam ter dito não, com firmeza e  mesmo correndo o risco de serem mal interpretadas estariam preservando o futuro de seus filhos, mesmo que a princípio não houvesse reconhecimento.
Ser mãe é abdicar-se de ser mulher, ter vida própria e restar-lhe apenas preocupação! Mas ao mesmo tempo este um prazer único e indescritível, talvez por isso só as mulheres podem ser mãe, devido sua sensibilidade e capacidade de entrega.
Mãe, este ser supremo e inigualável, criado por Deus, com sentimentos incapazes de serem compreendidos e recompensados por nós seus filhos, já que às vezes as magoamos, hora sem querer, hora sem esperar! É como se não nos importássemos em demonstrar nossa gratidão e dívida por existirmos, por termos esse privilégio de respirar, de chorar, sorrir, cantar, entre outros prazeres a nós proporcionados por termos nascidos.
Olhos marejados, coração tomado por um sentimento de gratidão, e amor, reverenciamos todas as mulheres e em especial nossas mães, que como tantas que encontram dificuldade para cuidar, vestir, alimentar e educar seus filhos, mulheres de fibras que mesmo tomadas pelo desespero não desiste deles, nem diante do mais difícil obstáculo, muito pelo contrário, são nesses momentos que mostram todo o seu amor e proteção.
Ser mãe é ser mais que mulher, é ser um ser de entrega divina!
Por isso não poderíamos deixar de demonstrar nosso amor nesta data.
Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário