sexta-feira, 15 de julho de 2011

Conhecendo os países hispanohablantes

O Espanhol é um dos idiomas mais falados no mundo, sendo superado apenas pela língua Inglesa e pelo Mandarin. São aproximadamente 450 milhões de falantes nativos, além de mais de 100 milhões de estudantes estrangeiros e conhecedores do Espanhol, com isto se totalizam quase 600 milhões de pessoas falando espanhol em todo o mundo.   É falado oficialmente em 21 países, sendo importantíssimo nos fóruns políticos internacionais a ponto de tornar-se idioma oficial da ONU, UNESCO, UE e MERCOSUL.
Podemos afirmar que o espanhol já é de grande importância no mundo, principalmente no ocidente e dentro de pouco tempo teremos mais de
700 milhões de hispanohablantes no mundo, ou seja, 10% da população mundial.
O estado de Santa Catarina reconhecendo a potencialidade desse idioma elegeu o Espanhol para ser a Língua Estrangeira ensinada nas escolas da Rede Pública.
Também é a língua de Cervantes, Federico García Lorca, Borges, García Marquez, Mario Vargas Llosa e Pedro Almodóvar, entre muitas outras celebridades imortais.  
Com o advento da Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016 o Espanhol será ainda mais importante, afinal temos que receber muito bem nossos vizinhos hispanohablantes. Deixar para eles uma ótima impressão da nossa hospitalidade, do potencial turistico  e econômico deste belo país.
Na EJA é ensinado o Espanhol e muitas estratégias diferenciadas são usadas para que o aluno aprenda e tenha prazer em incluir um novo idioma em seu repertório de conhecimentos. Nesse semestre, além de outras atividades realizamos um projeto para pesquisar e conhecer os países cujo idioma oficial é o Espanhol. Em dupla ou individualmente os alunos do Ensino Médio fizeram pesquisas no Laboratório de informática e receberam informações em sala de aula, a partir de então estruturaram um livreto com a descrição dos principais aspectos do país, incluindo a gastronomia. Na noite de 14/07 o projeto foi finalizado e cada país pesquisado esteve representado por um prato típico feito pelos alunos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário