segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bem-vindos alunos, o reinício das aulas é marcado por expectativas, sobretudo em relação ao reencontro com os amigos, as diferentes disciplinas, os novos professores, enfim muitas novidades. A escola também é lugar para alimentar o sonho, motivar para um projeto de vida, criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um.
Para quem está começando mais um período de aulas, parece que a escola sempre esteve por ali, aguardando o retorno de milhões de estudantes e professores, todos os anos. Mas não é bem assim, você sabia que o modelo escolar que conhecemos é de certa forma recente e nem sempre existiu a oportunidade de frequentar um ambiente escolar como o que temos hoje? Nas sociedades mais antigas, formadas por nossos primeiros antepassados, o processo educativo iniciava no interior da família, passando depois a ser complementado por atividades realizadas com o resto da comunidade, como caçar, plantar, construir etc. Apenas as atividades mais específicas, como as religiosas e as artísticas, demandavam um aprendizado distinto. À medida que as sociedades se tornaram mais complexas, novas tarefas especializadas surgiram e, com isso, novos sistemas de aprendizagem. A educação também começou a ser usada para cristalizar a divisão de classes sociais que havia se estabelecido. Assim, os conhecimentos acumulados em gerações anteriores somente eram transmitidos a uma minoria da classe privilegiada. As grandes civilizações do Oriente Médio, do Egito, da Mesopotâmia e da América pré-colombiana utilizavam esse sistema.
Hoje embora pareça que todos tem acesso à educação infelizmente ainda há muitos a margem do sistema escolar, portanto já que você está tendo a oportunidade de estudar aproveite e nada de reclamar de “aulas chatas”, professores exigentes, colegas “desagradaveis”, essas são preocupações menores, procure focar nos seus objetivos e no seu sucesso. Para isso conte com toda a equipe do CEJA que estará apoiando você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário