segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Criação da data:
O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.
Comemoração:
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar adiante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Dia do Folclore na Educação de Jovens e Adultos - CEJA /CASEP:
O CASEP - Centro de apoio socioeducativo provisório constitui um ambiente de apoio, mudanças e crescimento que procura oferecer uma melhor qualidade de vida a jovens em conflito com a lei. O trabalho na unidade vai além da compreensão meramente psicológica e social da condição na qual se encontram estes jovens, são desenvolvidas inúmeras atividades que além de ocupar o tempo de forma útil e socializadora os auxiliam no exercício da cidadania. O trabalho da Equipe do CASEP contempla uma parceria com o CEJA que permite aos alunos continuarem seus estudos. As aulas são ministradas semanalmente na unidade no período vespertino sendo responsável pelas aulas a Profª Sirlei Paulina da Costa. Segundo a Professora, sua prática pedagógica centra-se na valorização dos potenciais de cada jovem, sem rotulá-los ou classificá-los. Inicialmente os desafios e entraves eram muitos, foi necessária muita persistência, compromisso e responsabilidade para que os objetivos educacionais do CEJA no CASEP pudessem ser alcançados. Neste mês, em razão do dia do Folclore, comemorado em 22/08, foi desenvolvida uma proposta de produção de textos e ilustrações após o estudo de lendas, parlendas e receitas vinculadas ao folclore que foram expostas no CEJA e que podemos apreciar na sequencia:





Nenhum comentário:

Postar um comentário