quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dia mundial da Alfabetização



No dia oito de setembro comemora-se o dia mundial da alfabetização, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura). Alfabetização é o processo que orienta uma pessoa a identificar códigos alfabéticos escritos, que formam palavras, tornando-a um leitor. Saber ler e escrever é imprescindível para o exercício da cidadania, pois permite a indepêndencia e uma leitura de mundo mais ampla e consciente.
Segundo informações do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2000, 13% da população do Brasil, acima de dez anos de idade, é analfabeta absoluta. Esse indicador negativo compromete o potencial do país como um todo uma vez que o grau de desenvolvimento de uma nação é avaliado pelo número de pessoas analfabetas que ela possui.
Além dos analfabetos absolutos existem ainda os analfabetos funcionais que são aqueles com mais de quinze anos de idade, que não passaram por um período maior que quatro anos na escola. Estes apesar de não serem completamente analfabetos, não desenvolveram a capacidade de compreender textos. Em nosso país, esse número chega a mais de trinta milhões.
No âmbito mundial, 25% de jovens e adultos ainda não sabem ler e escrever, chegando ao índice alarmante de 900 milhões de analfabetos.
Os princípios descritos nos PCNs – Parâmetros Curiculares Nacionais da Educação Básica, sintetizam os objetivos e a importância do Dia Mundial da Alfabetização como oportunidade de novas ações educacionais, e reforçam a missão e a função da Escola e dos Educadores no processo de alfabetização dos seus alunos, assumindo o compromisso de dar-lhes todas as condições para serem sujeitos transformadores do meio no qual estão inseridos, preocupados com as questões éticas, políticas e sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário