terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia Nacional do Dentista


O Dia Nacional do Dentista coincide com a assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no país, especificamente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil. Quem pensa que dentista só cuida dos dentes se enganou. Também trata dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo. Pode exercer a profissão como clínico geral ou seguir uma especialidade, como, por exemplo: Cirurgião-dentista - Realiza cirurgias, Endodontista - Trata da polpa e da raiz dos dentes, Implantodontia - Faz implante de próteses nos maxilares, Estética - Corrige a posição dos dentes e faz clareamento, Periodontista -Trata as doenças da gengiva e dos ossos da boca, Ortodontista - Faz alterações estéticas, na mordedura e na posição dos dentes através do uso de aparelhos dentários, Odontopediatria - Cuida especificamente dos dentes das crianças, Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial - Diagnostica e trata doenças, lesões e traumas na boca, maxilar e face.
Com a saúde da boca não se brinca! Preste atenção nas dicas para manter uma boa higiene bucal: 
- Não sopre o alimento para esfriá-lo para não contaminá-lo com bactérias.  
- Use o fio dental ou fita dental pelo menos uma vez ao dia para limpar as superfícies não alcançadas pela escova.
- A escova de dentes deve estar sempre em bom estado, com cerdas macias e pontas arredondadas. Se as cerdas ficarem tortas, a escova deve ser trocada.
- A pasta dental não deve ser ingerida, pois contribui para a fluorose, problema relacionado com o consumo em excesso de flúor. 
- O descuido com os dentes e gengivas pode causar doenças graves como a endocardite bacteriana causada por uma bactéria que se aloja nas válvulas do coração. Para se prevenir, escove os dentes após as refeições; faça remoção periódica de tártaro; use fio dental e informe ao dentista caso seja portador de qualquer anomalia cardiovascular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário