quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Crianças devem assistir novelas?

Esse foi um dos assuntos abordados na aula de Sociologia do Professor Jeferson Brunetto a questão de crianças assistirem ou não novelas. Como não existe pai, mãe ou cuidador de criança que não se faça essa pergunta, o professor citou uma pesquisa feita entre janeiro e maio de 2011, do total de espectadores ligados na televisão entre as 21 e 22 horas, 10% eram crianças de 4 a 11 anos, segundo dados do Ibope Mídia. É um hábito comum no Brasil as crianças assistirem a novelas com os pais. "Esse é um hábito complicado", opina Sílvia Nogueira de Carvalho, psicóloga especializada nas problemáticas de infância e família. "A primeira coisa a ser questionada é qual a função da novela do ponto de vista educacional". Conteúdos abordados na novela podem ser de natureza muito intensa para a compreensão de uma criança de até 12 anos. "A criança que vê novela fica exposta a tudo", alerta Anete Hecht, pedagoga especializada em psicopedagogia e terapia familiar. "A classificação indicativa e as campanhas de orientação ajudam, mas o ideal é que os pais façam o filtro". Por isso, é importante acompanhar de perto o que a trama da novela está oferecendo - e definir, ao observar seu filho, se o programa é adequado para ele ou se o melhor mesmo é desligar a TV naquele horário.

9 comentários:

  1. Parabéns professor pela abordagem, porque sabemos que as pessoas, principalmente quando crianças comportam-se de maneira similar ao que veem e assitem e para se construir um país ético, com valores morais e com harmonia entre é necessário que os modelos fornecidos às crianças e jovens sejam permeados por valores éticos, morais e harmoniosos.

    ResponderExcluir
  2. O blog do CEJA - Xanxerê foi criado para deixar a comunidade escolar sempre informada, possui postagens diversas, como educação, cidadania, cultura, lazer, economia, política.
    Esta sempre sendo atualizado, e para isso conta a colaboração de nossa colega, Professora do Laboratório de Informática, Gabriela Basi.
    Obrigada pelas suas postagens, são muito interessantes.

    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Nosso Blog é demais, sempre atualizado e informando as pessoas da importância que a educação de Jovens e Adultos teve e sempre terá para uma boa educação na nossa sociedade.
    Valeu Gabi

    ResponderExcluir
  4. ANA DE LIMA ESTE É UM ASSUNTO MUITO DISCUTINDO ENTRE PAIS E PROFESSORES E É UM TEMA BEM DELICADO PARA ESTUDAROS A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS...TV TEM SEUS BENEFICIOS E TAMBÉM SEUS MALIFICIOS...É UM TEMA ÓTIMO...

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um fato bastente sério do qual deve haver muita reflexão. Pois nossas crianças assistem uma série de programas dos quais a grande maioria é inadaquado para a idade que comportam.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao professor pela abordagem deste tema. Acredito que os pais devam filtrar os programas que os filhos podem ou não assistir e promover uma discussão em torno do que é assistido para que haja um aproveitamento das boas informações.

    ResponderExcluir
  7. Lucila Titton Zenatti

    Muito bom, o blog de vocês, os temas são variados e interessantes. Este texto por exemplo nos faz refletir sobre o devemos deixar nossos filhos assistir.A televisão tem algumas coisas boas mas na sua maioria só deseduca e ensina coisas que não é boa para a vida.

    ResponderExcluir
  8. è importante que os pais cuidem muito do tipo de programas que seus filhos estejam assistindo e, que também não assistam programas inadequados para a idade das crianças junto a elas.

    ResponderExcluir
  9. é importante estar voltado para o que nossas crianças e jovens estão assitindo, assim podemos saber se o conteúdo dos programas são ou não adequados para a idade que comportam.

    ResponderExcluir