segunda-feira, 14 de março de 2011

FIQUE LIGADO NA INFORMÁTICA

Por dentro do computador:
Hardware: É o conjunto de equipamentos e dispositivos de um computador, tudo o que você pode tocar e ver no computador como unidade de processamento, monitor, modem, impressora, mouse, etc...
Software: É a parte inteligente do computador, que não podemos ver nem tocar, é o conjunto de programas, procedimentos e regras relativos e necessários para o funcionamento do hardware no processamento de dados.

Equipamentos e dispositivos de um computador:
MONITOR: É uma “espécie” de tela que nos permite ver tudo o que for feito no computador: como por exemplo textos, desenhos, tabelas, gráficos, vídeos e muitas outras coisas . É uma unidade de saída de informação.
TECLADO: Serve basicamente para digitação dos dados (entrada de informação) que são enviados e salvos no computador.
MOUSE: Veio do Inglês e quer dizer "rato". Com ele, você controla o computador. O mouse e o teclado são considerados unidades de entrada de informação.
GABINETE: É onde fica armazenada a CPU que é o “coração” do computador. É uma espécie de caixa onde são armazenados todos os programas que os usuários nele colocam, todos os trabalhos realizados que fazem e forem gravados, e tudo o que está na sua memória. Possui a placa principal, o processador, memória e outras placas (som, vídeo, fax modem), o Disco Rígido, onde ficam todos os programas que são instalados e os drivers (disquete, Cd-rom, DVD, etc) estes são chamados de unidades de memória.
CHIP: É um dispositivo eletrônico o qual possui milhões de circuitos integrados (ou até em alguns casos microprocessadores). São utilizados para consoles de videogames, computadores, telefones celulares e eletrodomésticos, etc...

Os dados:
Em um computador as unidades de dados são definidas com base no sistema binário ou sistema numérico de base 2.
A menor unidade é o bit, que corresponde às posições 1 e 0 do sistema binário. Depois temos :
KB-kilobyte é como se fosse grama.(ocupa pouco espaço)
MB-Megabyte é como se fosse kilo.(ocupa espaço médio)
GB-Gigabyte é como se fosse tonelada.(ocupa muito espaço)

A rede:
Imagine uma malha, teia, formada por muitos computadores que se interligam com um ou mais computadores sucessivamente. Assim é a Internet. Uma rede de comunicação composta por computadores interligados por canais de telecomunicação. Estes computadores são chamados de servidores por servirem aos usuários que se conectam à rede com informações e serviços. Quando queremos procurar alguma informação ou apenas dar um "passeio" na Internet, ou no jargão do meio, "navegar" pela Internet, temos primeiro que conectar fisicamente o nosso computador a esta rede. Isso é feito por intermédio de um Provedor de Acesso. Na internet os endereços são identificados pelo WWW: World Wide Web que é onde estão hospedadas as home pages, os sites, os blogs e os portais. Existem vários complementos ao “WWW”, por exemplo:

.com: pertence a uma empresa que procura lucros com aquele site
ex: http://www.cienciahoje.com.br/

.gov: é usada nos sites oficiais dos governos federal, estadual e municipal
ex: http://www.sed.sc.gov.br/

.org: é de uma organização sem fins lucrativos
ex: http://www.abeso.org.br/

Depois, vem a abreviatura, com duas letras, do país de origem do site, blog, etc..., em que está registrado o endereço.Em nosso país é Brasil (.br).

Saber um pouco sobre informática é incrível mas nunca se engane, a inteligência cibernética jamais sobrepujará a humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário